sexta-feira, 11 de junho de 2010


Pinheiros é um bairro nobre da cidade de São Paulo, localizado no distrito de Pinheiros, na zona oeste. Fica às margens do Rio Pinheiros. Atualmente o bairro possui uma estação do metrô, a Faria Lima, localizada no Largo da Batata.
As origens de Pinheiros remontam o início da colonização. Fundado por uma aldeia indígena no século XVI, o bairro apresentou características coloniais até a segunda metade do século XIX.
Foi se criando em Pinheiros por volta de 1750 (século XVIII), aos poucos, uma importante entrada e saída de São Paulo, para todos que tentavam vir do ou ir para o Sul. A antiga igreja, hoje Nossa Senhora do Monte Serrat, muito colaborou para o desenvolvimento do bairro.
As primeiras residências urbanas começaram ao redor do Largo de Pinheiros. Alguns fatores deste avanço foram a chegada dos bondes ao centro do bairro e a inauguração do Mercado Municipal de Pinheiros, isto proporcionou a origem de um centro de comércio atacadista na região.
No século XX houve uma intensa modificação do perfil do bairro. No ano de 1915 inaugura-se a iluminação pública, em 1929 inicia-se o serviço de água encanada. E há pavimentação das ruas com paralelepípedos.

Dia do bairro: 15 de Agosto
O melhor do bairro

Com o ciclo do café no Brasil , a região começou a se desenvolver e no final do século XIX recebeu um bom número de imigrantes italianos e, posteriormente , já no Século XX, de japoneses. Com o desenvolvimento o bairro se torna uma região de classe Média ,com presença de comércio e indústrias.





As casas tiveram grande influencia da arquitetura dos paises da europa do século XIX. Hoje casinhas que caracterizam o bairro deram lugar a urbamização do século XX e XXI, sem deixar a história do bairro de fora .








Nenhum comentário:

Postar um comentário